Go to content Go to search

COMO ASSENTAR
PAVIMENTOS DE MADEIRA?

Faça você mesmo vs. instalador:
a comparação

Encontrou o pavimento de madeira dura dos seus sonhos? Graças ao sistema de encaixe Uniclic® (Multifit), pode assentá-lo num instante, sem qualquer problema. Arregace as mangas ou deixe que um especialista realize a instalação por si. A escolha é sua.

FAÇA VOCÊ MESMO

  • Instale o pavimento sozinho utilizando o nosso prático sistema de encaixe Uniclic (Multifit)
  • Compatível com piso radiante
  • Instruções de instalação e vídeos intuitivos à sua disposição

Guia passo a passo

CONSULTE UM ESPECIALISTA

  • Recorra aos serviços de um instalador
  • Resultados perfeitos garantidos, desde o próprio pavimento de madeira dura aos rodapés correspondentes
  • Garantia vitalícia gratuita sobre a instalação

Encontre um revendedor

Como assentar o seu próprio pavimento de madeira Quick-Step?

PASSO 1: escolha o seu tipo de instalação: de encaixe ou colada

O pavimento de madeira dura pode ser instalado de duas formas: por encaixe – também conhecida como ‘instalação flutuante’ – ou colado. Se optar pelo método de encaixe, é mais fácil substituir as réguas individuais quando necessário, sem danificar o restante pavimento de madeira. 

Aconselhamos sempre a verificar as instruções de instalação do seu pavimento e o método de instalação antes de começar.  

PASSO 2: prepare o seu subpavimento

O modo como procede depende do tipo de subpavimento com o qual está a trabalhar, logo, tem de o inspecionar. É altamente recomendável trabalhar num subpavimento nivelado, estável e limpo. Não se esqueça de verificar se existem peças soltas: farpas de madeira, réguas ou ladrilhos soltos, etc. 

Que tamanho podem ter as juntas nos pavimentos pré-existentes? De que forma pode nivelar as irregularidades? Descubra como preparar devidamente o seu subpavimento.

E quanto ao piso radiante? Reserve algum do seu tempo para ler as instruções de instalação e preparar-se bem para começar!

PASSO 3: escolha o underlay ou a cola

A escolha do underlay ou da cola certa – dependendo do método de instalação da sua preferência – é uma parte essencial para a instalação do seu novo pavimento de madeira dura de uma forma descomplicada. 

Os nossos underlays Quick-Step especialmente concebidos são à prova de humidade, isolantes, redutores de ruído e autonivelantes. Graças à superfície superior lisa, é muito fácil instalar o pavimento de madeira e garantir uma ampla expansão posteriormente.

Prefere trabalhar com uma instalação colada? Também aqui temos o que necessita: cola de alta qualidade que certamente vai durar a vida toda e manter no sítio o pavimento de madeira dura.


Descubra todos os underlays de madeira dura Quick-Step

Descubra a cola Quick-Step

PASSO 4: tenha as suas ferramentas à mão

Quer poupar algumas idas à loja de bricolagem e evitar outras interrupções desnecessárias durante a instalação? Antes de iniciar, certifique-se de que tem algumas ferramentas essenciais à mão.

Um martelo e uma serra estão entre os suspeitos do costume, mas existem várias outras ferramentas que irão facilitar muito a sua vida.

Explore todas as ferramentas Quick-Step

PASSO 5: instale o seu underlay

Se tiver optado por instalar o seu pavimentos de madeira dura com um underlay, é hora de começar! Se preferir uma instalação colada, avance para o passo 6.

  • Desenrole o underlay e encoste-o o mais possível à parede. 
  • Assente uma fila de cada vez e certifique-se de que vai na mesma direção em que pretende assentar o pavimento (consulte o passo 6). 
  • Utilize a aba e a tira de cola para facilitar a instalação do underlay com uma proteção resistente à humidade integrada. Quando não puder utilizar a aba e a tira, utilize uma fita adesiva para unir as filas e impermeabilizar a instalação contra a humidade. 

PASSO 6: assentamento do pavimento de madeira

As instruções seguintes são necessárias para a instalação colada e flutuante.

  1. Primeiro, verifique quantas filas completas de réguas irá precisar, dividindo a largura da divisão pela largura da régua.

  2. Faça uma marca na parede onde irá colocar a primeira régua completa. A última régua deve ter, no mínimo, 4 cm de largura para uma instalação fácil.

  3. Desembale as réguas e misture-as para evitar juntar padrões e variações de cores idênticos.

  4. Para obter ótimos resultados, comece por dispor a primeira fila de réguas de madeira dura alinhada com a parede mais longa, mas não as empurre contra a parede (visto que raramente uma parede é perfeitamente direita).

  5. Certifique-se de que alterna o alinhamento para que as juntas de extremidade de filas sucessivas nunca fiquem alinhadas. Recomendamos que deixe, no mínimo, 30 cm entre elas.

  6. Encaixe a primeira régua da segunda fila na primeira régua da primeira fila (veja o vídeo) e continue.

PASSO 7: serre o pavimento de madeira

É de partir o coração, mas não há forma de contornar a situação: vai ter de serrar o seu pavimento de madeira dura para ter a certeza de que encaixa perfeitamente no seu espaço. Mas não se preocupe! Vamos mostrar-lhe exatamente como fazer... vai ficar surpreendido com o resultado.

Use luvas e um lápis para desenhar as linhas de corte. Serre sempre as réguas com a superfície superior de decoração virada para cima.

PASSO 8: dê um acabamento elegante ao seu pavimento de madeira

Com o seu pavimento de madeira dura assente, está quase a terminar! Agora, está na altura de acabar o trabalho com rodapés a combinar, perfis de acabamento e outros detalhes. Afinal de contas, tudo depende dos detalhes.


Explore todos os rodapés de madeira dura

Ainda tem dúvidas?

Precisa de ajuda para acabar o seu projeto?
O revendedor mais próximo de si poderá responder a todas as suas dúvidas.

Encontre o revendedor mais próximo de si