Go to content Go to search
Pavimentos sustentáveis Quick-Step, laminados, em vinil e madeira natural

PAVIMENTOS SUSTENTÁVEIS

Pavimentos Quick-Step: sempre a inovar na área da sustentabilidade

A inovação e qualidade dos nossos produtos são exatamente o que nos fazem ter um papel tão importante na indústria dos pavimentos. Não nos limitamos a melhorar os nossos produtos em termos de design e desempenho, mas também em sustentabilidade. Saiba mais sobre os nossos esforços em matéria de circularidade, poupança de energia e controlo de emissões.

Pioneira em circularidade


Sustentabilidade no nosso ADN

A UNILIN, o grupo por detrás da Quick-Step, sempre foi pioneira na economia circular. Em 1960, começámos a produzir painéis de partículas com palha de linho, um produto resultante do fluxo de biorresíduos da indústria do linho. A partir desse momento, as matérias-primas renováveis assumiram uma posição central na nossa empresa: de palha de linho a madeira recuperada.


Uma segunda vida para a madeira

Estar constantemente a explorar novas matérias-primas não é muito sustentável. É por isso que o núcleo de madeira dos pavimentos laminados e de madeira Quick-Step é feito unicamente com madeira recuperada. Esta madeira é recolhida em serrações, processos de gestão florestal sustentável, manutenção de estradas … que seria de outro modo queimada ou eliminada.

A sustentabilidade está no ADN da Quick-Step

Aproveitamento ao máximo as matérias-primas

Uma vez que as árvores desempenham um papel crucial no combate às alterações climáticas e na estimulação da biodiversidade, temos de as tratar com cuidado. É por isso que só usamos espécies de crescimento lento, tais como o carvalho, nas camadas superiores do nosso pavimento de madeira. O núcleo dos nossos pavimentos laminados e de madeira consiste em madeira de árvores de crescimento rápido (abeto, hevea …) ou placas de fibra de alta densidade (HDF) feitas com madeira recuperada. Já para as nossas coleções Variano e Intenso, criámos designs únicos com os pequenos pedaços de madeira que seriam de outro modo eliminados. É assim que aproveitamos ao máximo cada árvore.


Gestão florestal sustentável

A gestão florestal sustentável envolve um processo de corte de árvores que tem em mente a proteção do nosso planeta e da sua biodiversidade, procurando assim evitar o abate de árvores a uma taxa mais rápida do que aquela com que são plantadas novas árvores. Maximizámos a utilização do desbaste, um processo no qual a madeira é abatida para manter as florestas saudáveis (tais como árvores pequenas ou dobradas que poderiam prejudicar o crescimento de outras árvores), mas que é perfeitamente adequada para pavimentos. Ao utilizar madeira de florestas de gestão sustentável, garantimos que a madeira que utilizamos não contribui para a desflorestação.

Os pavimentos Quick-Step são feitos com madeira de florestas de gestão sustentável

Transparência sobre o vinil

Além de giz, um material disponível em abundância, e do PVC reciclado internamente, cerca de um quarto do pavimento em vinil Quick-Step é feito com PVC novo ou “virgem”, que consiste em cloro (sal comum) e etileno (petróleo bruto). Temos plena consciência de que o petróleo é um recurso não renovável e é exatamente por isso que prestamos especial atenção ao modo como criamos os nossos pavimentos em vinil, para garantir que estes poderão ser utilizados durante muito tempo, até 25 anos  

Pavimentos em vinil Quick-Step com consciência ambiental
Preocupamo-nos com a reciclabilidade dos nossos pavimentos Quick-Step

Esforçamo-nos por fazer melhor

Começamos na fase de conceção a fazer as perguntas certas para otimizar a sustentabilidade dos nossos pavimentos. Que químicos dificultam a reciclagem? Que matérias-primas são alternativas viáveis? Como podemos prolongar o ciclo de vida dos nossos produtos? A nossa equipa de Investigação & Desenvolvimento procura ativamente pelas melhores respostas para estas perguntas para que possamos melhorar a reciclabilidade dos nossos pavimentos.

Respeito pelo nosso planeta


Combater o aquecimento global

Para limitar as consequências do aquecimento global, o Acordo de Paris estabeleceu objetivos climáticos desafiantes, limitar o aquecimento global a um máximo de 1,5 C. A UNILIN, o grupo por detrás da Quick-Step, decidiu tomar todas as medidas possíveis para contribuir para o objetivo mais ambicioso de 1,5 C até 2050. Os nossos objetivos estão a ser verificados pela organização Science Based Targets, uma iniciativa de terceiros que promove as melhores práticas nesta luta. É crucial agir vigorosamente até 2030 e foi por isso que estipulámos objetivos a curto prazo muito ambiciosos que serão complementados por um plano mais gradual para alcançar emissões neutras em 2050.

As centrais de biomassa da UNILIN transformam resíduos em energia verde

Metade da produção do nosso grupo
é alimentada por energias renováveis.

Energias renováveis

A UNILIN investiu em duas centrais de biomassa que convertem o pó da madeira e os resíduos de madeira não recicláveis em energia verde. Esta energia é utilizada nos nossos próprios processos de produção e a que sobra é posteriormente distribuída para a rede pública. Além disso, usamos energia de moinhos de vento e painéis solares. Como resultado, atualmente cerca de metade da produção do nosso grupo é alimentada por energias renováveis.


Programa Europeu de Eficiência Energética

A UNILIN aderiu ao Programa Europeu de Eficiência Energética com a maior parte das unidades de produção belgas. Este programa assegura que todas as medidas de poupança energética são identificadas e implementadas e que o consumo energético é monitorizado e gerido diariamente. Os nossos principais objetivos são poupar o máximo de energia possível e maximizar a utilização de energias renováveis.

A UNILIN usa energia verde de moinhos de vento e painéis solares

Ar limpo em espaços fechados


Pavimentos com emissões reduzidas

Passa a maior parte da sua vida em espaços fechados e como tal a qualidade do ar na sua casa é muito importante. Há muitos fatores que influenciam a qualidade do ar: ventilação, velas, produtos de limpeza e até mesmo os materiais usados na sua casa, tais como o pavimento. Minimizámos as emissões de substâncias nocivas ao produzir os pavimentos nas nossas instalações tanto quanto possível, o que significa que sabemos exatamente que materiais contêm.


Emissões de COV mínimas

Graças à nossa produção interna, conseguimos minimizar as emissões de COV (compostos orgânicos voláteis), que são substâncias químicas orgânicas que têm uma elevada pressão de vapor à temperatura ambiente. Um exemplo de um COV é o formaldeído que é, por exemplo, também emitido pela madeira. O valor de emissão de formaldeído dos nossos pavimentos laminados e de madeira é insignificante e 10 vezes inferior ao valor estipulado nas normas da UE. Já nos nossos pavimentos em vinil não é detetado qualquer formaldeído. O que se reflete nos nossos rótulos de classe A (madeira) A+ (laminados, vinil) e M1 (laminados, vinil).

Os pavimentos Quick-Step têm emissões muito reduzidas

Os nossos rótulos e certificações

A UNILIN cumpre todas as normas ambientais e de saúde previstas no ordenamento jurídico. Mas tendo um papel fundamental na indústria de pavimentos, levamos muito a sério a nossa responsabilidade e vamos muito além do imposto nas regulamentações para nos prepararmos para os desafios do futuro. É por isso que procuramos obter diversas certificações opcionais de forma voluntária.

  • rótulo de emissões A e A+

    A & A+

    A categoria mais elevada do certificado de regulação de emissões para reconhecimento de emissões muito reduzidas.
    A categoria mais elevada do certificado de regulação de emissões para reconhecimento de emissões muito reduzidas.
  • rótulo de emissões M1

    M1

    Prova de que os nossos pavimentos não libertam substâncias nocivas e não têm qualquer odor.
    Prova de que os nossos pavimentos não libertam substâncias nocivas e não têm qualquer odor.
  • rótulo ambiental PEFC

    PEFC

    Uma marca de confiança a nível mundial para produtos de madeira provenientes de florestas de gestão sustentável.
    Uma marca de confiança a nível mundial para produtos de madeira provenientes de florestas de gestão sustentável.
  • rótulo ambiental EU Ecolabel

    EU Ecolabel

    Um rótulo de excelência ambiental atribuído a produtos e serviços que cumprem as normas ambientais mais rigorosas em todos os ciclos de vida.
    Um rótulo de excelência ambiental atribuído a produtos e serviços que cumprem as normas ambientais mais rigorosas em todos os ciclos de vida.
  • Declaração Ambiental do Produto da UNILIN

    DAP

    Com a Declaração Ambiental do Produto, demonstramos o nosso compromisso em prestar informações precisas, fiáveis e comparáveis sobre o desempenho ambiental dos nossos produtos laminados e de madeira.
    Com a Declaração Ambiental do Produto, demonstramos o nosso compromisso em prestar informações precisas, fiáveis e comparáveis sobre o desempenho ambiental dos nossos produtos laminados e de madeira.
  • rótulo ambiental Nordic Swan

    Nordic Swan Ecolabel

    Um conceituado rótulo ecológico escandinavo atribuído a produtos que cumprem os mais rigorosos requisitos das normas ambientais em todo o seu ciclo de vida.
    Um conceituado rótulo ecológico escandinavo atribuído a produtos que cumprem os mais rigorosos requisitos das normas ambientais em todo o seu ciclo de vida.
Pavimentos laminados, em vinil e de madeira natural Quick-Step

Os nossos esforços a nível dos produtos

Adotamos medidas ambientais específicas para cada um dos nossos produtos. Saiba mais sobre como são feitos os nossos pavimentos laminados, em vinil e de madeira.