PAVIMENTOS LAMINADOS
SUSTENTÁVEIS
Pavimentos laminados Quick-Step: construidos com um núcleo a pensar na sustentabilidade
Enquanto líderes europeus em pavimentos laminados, consideramos que é o nosso dever produzir pavimentos da forma mais sustentável possível. É a nossa paixão por design inovador e beleza natural que nos leva a usar apenas madeira recuperada de florestas de gestão sustentável e de origem controlada.
Cuidado com a madeira
Armazenar CO2 em segurança
Como recurso renovável, as árvores desempenham um papel crucial no combate às mudanças climáticas. Absorvem CO2 e armazenam-no em segurança para o resto das suas vidas. Mesmo quando a madeira é utilizada (por exemplo, num pavimento laminado) o CO2 permanece preso. É por isso que evitamos ao máximo a incineração, que volta a libertar o CO2 para a atmosfera, e lhe oferecemos uma garantia vitalícia de até 25 anos do seu pavimento.
Uma segunda vida para a madeira
As árvores também estimulam a biodiversidade, dando alimento e abrigo a animais. É também por esse motivo que as placas de fibra de alta densidade do núcleo dos nossos laminados só contêm madeira recuperada. Esta madeira é recolhida em serrações, processos de gestão florestal, manutenção de estradas … que seria de outro modo queimada ou eliminada. Ou seja, em vez de abater novas árvores, só utilizamos subprodutos de madeira.
Certificação PEFC
Os nossos pavimentos laminados possuem o rótulo PEFC, bem como FSC, o certificado que inspira mais confiança em termos de abastecimento sustentável. O que assegura que a nossa madeira recuperada provém de florestas de gestão sustentável ou é de origem controlada, protegendo florestas virgens e evitando a exploração florestal ilegal com uma análise de risco. Deste modo, garantimos que a nossa madeira não contribui para a desflorestação.
Ar limpo em espaços fechados
Produção altamente controlada
Passa a maior parte da sua vida em espaços fechados e como tal a qualidade do ar na sua casa é muito importante. Há muitos fatores que influenciam a qualidade do ar: ventilação, velas, produtos de limpeza e até mesmo os materiais usados na sua casa, tais como o pavimento. Minimizámos as emissões de substâncias nocivas ao produzir os pavimentos nas nossas instalações tanto quanto possível. Assim, sabemos exatamente todos os materiais usados na produção do pavimento e certificamo-nos de que o consegue instalar sem quaisquer produtos adesivos.
Emissões de COV mínimas
Graças à nossa produção interna, conseguimos minimizar as emissões de COV ou compostos orgânicos voláteis: substâncias químicas orgânicas que têm uma elevada pressão de vapor à temperatura ambiente. Um exemplo de um COV é o formaldeído que é, por exemplo, também emitido pela madeira. O valor de emissão de formaldeído dos nossos pavimentos laminados é insignificante e 10 vezes inferior ao valor das restrições da UE, tornando-os perfeitos para si e a sua família. Como tal, a emissão dos nossos pavimentos é comparável à emissão da madeira natural, motivo pelo qual nos foram atribuídos os rótulos M1 e A+.
Alimentada por energias verdes
Criamos o nosso próprio calor
Os nossos resíduos de madeira que não podem ser reutilizados nos pavimentos laminados têm uma segunda vida sob a forma de energia verde. O pó de madeira resultante, por exemplo, da serração e do lixamento das nossas réguas é demasiado fino para ser reciclado, mas ainda assim é uma fonte de calor adequada para os nossos secadores de tambor e prensas mecânicas. A energia verde assegura 70 % das necessidades de calor da nossa produção de laminados e vinil.
Esforços a nível do grupo
Mas vamos ainda mais longe. A UNILIN, o grupo por detrás da Quick-Step, investiu em duas centrais de biomassa que convertem o pó da madeira e os resíduos de madeira não recicláveis em energia verde. Esta energia é utilizada nos nossos próprios processos de produção e a que sobra é distribuída para a rede pública. Além disso, usamos energia de moinhos de vento e painéis solares. Como resultado, atualmente, cerca de metade da produção do nosso grupo é alimentada por energias renováveis.
Ao utilizar energia verde,
evitámos mais de 200 mil toneladas de emissões de CO2 em 2020.
Cumprimos normas rigorosas
Líder europeu
Sabia que fomos os primeiros fabricantes de pavimentos laminados a receber o EU Ecolabel? A União Europeia apenas atribui a certificação Ecolabel aos produtos e serviços que cumpram as mais rigorosas normas ambientais ao longo de todos os seus ciclos de vida.
Constantemente a melhorar
Para minimizar o impacto ambiental do nosso pavimento laminado, recorremos a uma metodologia chamada análise do ciclo de vida (ACV) para calcular em que ciclos de vida dos nossos produtos ainda podemos melhorar. O que resulta numa Declaração Ambiental do Produto (DAP), que cumprimos meticulosamente.
Os rótulos que se seguem demonstram que os nossos pavimentos cumprem algumas das mais rigorosas normas ambientais e de saúde:
-
A+
-
M1
-
PEFC
-
EU Ecolabel
-
DAP
-
Nordic Swan Ecolabel