Go to content Go to search
Pavimentos de madeira natural sustentáveis Quick-Step

PAVIMENTOS DE MADEIRA NATURAL SUSTENTÁVEIS

Pavimentos de madeira natural Quick-Step: tratar a madeira com respeito

O nosso pavimento de madeira natural, ou pavimento fabricado em madeira, é sinónimo de uma vida sem preocupações e de beleza natural. A única forma de continuar a apreciar a beleza de tudo o que o nosso planeta tem para oferecer é tratando tudo o que este nos dá com o respeito que merece. É por esse motivo que produzimos os nossos pavimentos de madeira natural da forma mais sustentável possível.

Usando a madeira de forma económica


Cuidado com árvores de espécies de crescimento lento

As árvores desempenham um papel crucial no combate às mudanças climáticas uma vez que absorvem CO2 e estimulam a biodiversidade. Como tal, temos de as tratar com cuidado, especialmente as espécies de crescimento lento como o carvalho. É por isso que só usamos estas espécies nas camadas superiores dos nossos pavimentos de madeira natural.


Madeira recuperada ou de espécies de crescimento rápido

O núcleo dos nossos pavimentos de madeira natural consiste em madeira de árvores de crescimento rápido (abeto, hevea …) ou placas de fibra de alta densidade (HDF) feitas com madeira recuperada. Esta madeira é recolhida, por exemplo, em serrações, processos de gestão florestal sustentável e manutenção de estradas. Assim, usamos diferentes tipos de madeira da forma mais eficiente possível.

O núcleo dos nossos pavimentos de madeira natural Quick-Step é feito com madeira recuperada ou madeira de espécies de crescimento rápido

Criativos com os resíduos de madeira

As nossas coleções Variano e Intenso são dois dos nossos mais recentes esforços para produzir pavimentos de madeira de forma sustentável. Criámos designs únicos com os pequenos pedaços de madeira que seriam de outro modo eliminados. Assim, aproveitamos ao máximo cada árvore e os nossos clientes obtêm um pavimento de elevada qualidade para as suas casas.


Gestão florestal sustentável

A madeira pode ser um recursos infinito se gerirmos as florestas de um modo sustentável. Ao utilizar madeira de florestas de gestão sustentável, garantimos que a madeira que utilizamos não contribui para a desflorestação. Também utilizamos madeira de origem controlada, protegendo assim florestas virgens e evitando a exploração florestal ilegal, fazendo sempre uma análise de risco.

O nosso rótulo PEFC, o certificado que inspira mais confiança na área, em conjunto com o FSC - prova que a madeira para o nosso pavimento de madeira natural foi obtida de um modo sustentável.

Os pavimentos Quick-Step são feitos com madeira de florestas de gestão sustentável

Queremos que todos os nossos pavimentos de madeira possuam certificação PEFC ou FSC até 2027.

Ar limpo em espaços fechados


Produção interna

A qualidade do ar da sua casa é muito importante e há muitos fatores que a influenciam: ventilação, velas, produtos de limpeza e até mesmo os materiais usados na sua casa, tais como o pavimento. Sabemos exatamente que materiais são usados nos nossos pavimentos de madeira natural, uma vez que os produzimos nas nossas instalações tanto quanto possível. Deste modo, conseguimos minimizar as emissões de COV (compostos orgânicos voláteis) que podem ser causadas pela utilização de cola, verniz e óleo, tornando o seu pavimento perfeitamente seguro para si e a sua família.


Emissões extremamente reduzidas

Um exemplo de um COV é o formaldeído que ocorre naturalmente na madeira. O valor de emissão de formaldeído dos nossos pavimentos de madeira natural é 10 vezes inferior ao valor das restrições da UE. O que se reflete no nosso rótulo A, um conceituado certificado de regulação de emissões para reconhecimento de emissões muito reduzidas.

Os pavimentos de madeira natural Quick-Step têm emissões muito reduzidas

Funcionamos a energia verde


Resíduos de madeira como fonte de calor

A nossa fonte de calor primária para a produção de pavimentos de madeira natural é o pó e resíduos de madeira, que cobre cerca de 90 % das nossas necessidades. Usamos pó de madeira dos nossos processos de produção e madeira que chegou ao seu fim de vida, ou seja, que já não pode ser utilizada no pavimento, para gerar energia verde.


Limitar as emissões de CO2

A UNILIN, o grupo por detrás da Quick-Step, investiu em duas centrais de biomassa que convertem o pó da madeira e os resíduos de madeira não recicláveis em energia verde para os nossos próprios processos de produção e as necessidades energéticas do público geral. Também usamos energia de moinhos de vento e painéis solares. Deste modo, evitamos mais de 60 mil toneladas de emissões de CO2 por ano.

A UNILIN usa energia verde de moinhos de vento, painéis solares e centrais de biomassa

Impacto ambiental mínimo


Implementamos os critérios mais rigorosos no que concerne à segurança, saúde e sustentabilidade. Para minimizarmos mesmo o nosso impacto ambiental, recorremos a uma metodologia chamada análise do ciclo de vida (ACV) para calcular em que fase do ciclo de vida da nossa madeira natural ainda podemos melhorar. O que resulta numa Declaração Ambiental do Produto (DAP), que cumprimos meticulosamente.


Os rótulos que se seguem demonstram que a nossa madeira natural cumpre algumas das mais rigorosas normas ambientais e de saúde:

  • rótulo de emissões A

    A

    Um conceituado certificado de regulação de emissões para reconhecimento de emissões muito reduzidas.
    Um conceituado certificado de regulação de emissões para reconhecimento de emissões muito reduzidas.
  • Declaração Ambiental do Produto da UNILIN

    DAP

    Com a Declaração Ambiental do Produto, demonstramos o nosso compromisso em prestar informações precisas, fiáveis e comparáveis sobre o desempenho ambiental dos nossos produtos laminados e de madeira.
    Com a Declaração Ambiental do Produto, demonstramos o nosso compromisso em prestar informações precisas, fiáveis e comparáveis sobre o desempenho ambiental dos nossos produtos laminados e de madeira.
  • rótulo ambiental PEFC

    PEFC

    Uma marca de confiança a nível mundial para produtos de madeira provenientes de florestas de gestão sustentável.
    Uma marca de confiança a nível mundial para produtos de madeira provenientes de florestas de gestão sustentável.